terça-feira, 16 de novembro de 2010

Jornal Digital Brasileiro


   Olá, pessoal! Espero que tenham passado um excelente feriado. Agora voltei com a “corda toda”!
   No post de hoje irei apresentar uma análise profissional de alguns jornais digitais brasileiros e os benefícios e vantagens que trazem e também a melhor maneira dos profissionais da informação usarem esses sites para benefício dos serviços de referência.

Jornal Zero Hora Online:

*Jornal gaúcho.
*Fundado em 4 de maio de 1964. Trazia à tona as informações na época do Regime Militar.
*Editado diariamente e mantido pelo Grupo RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação)

*Tipo de informação: Matérias de acontecimentos cotidianos entre outras.

Serviços prestados e outras informações: 

*O jornal online conta com links que remetem a todas as informações e facetas existentes normalmente no jornal impresso como, por exemplo: A meteorologia, o primeiro caderno, o segundo caderno, o caderno de empregos e oportunidades, a parte referente a esportes com páginas especiais sobre os principais times gaúchos, entre outras.

*A Zero Hora Online possibilita,  além da notícia na integra, links que remetem a outros sites relacionados como, por exemplo, o twitter da ZH.
Além de ler a notícia e ficar informado sobre o acontecimento, o leitor também pode assistir a vídeos gravados em tempo real sobre aquela matéria.

*A Zero Hora promove também concursos culturais, nos quais os leitores podem se cadastrar pelo site

*O jornal digital conta, também, com recursos multimídias como fotos, vídeos, gráficos e outros.

*A interação do jornal com os leitores é grande. Muitas das fotos, dos vídeos e de algumas informações são repassadas pelos leitores, sendo as informações conferidas e incrementadas pelos editores do jornal.

*Existe um link – Leitor-repórter - em que o leitor pode colaborar enviando textos, fotos, áudios e vídeos sobre os fatos que estão acontecendo em seus bairros, cidades ou regiões.
Por exemplo: 


*Situa-se na margem direita da página propagandas de promoções e produtos que possibilitam – por meio de links – o encontro do site onde essas mercadorias se encontram para serem compradas.

*É possível fazer a assinatura do jornal pelo site mesmo e também pedir para anunciar algo no jornal.

O GLOBO:

Serviços prestados e outras informações: 

*O jornal online conta com links que remetem a todas as informações e facetas existentes normalmente no jornal impresso.

*Existe um link que remete a blogs sobre moda, cultura, humor, política e mais.

*Nesta página há, também, na margem direita, links que remetem aos sites oficiais dos colunistas.

*Na página inicial do site OGLOBO os assuntos são divididos por: cidades, economia, mundo, ciência, esporte cultura, educação, saúde, tecnologia e viagem. O link “viagem” - http://oglobo.globo.com/viagem/ - na minha modesta opinião, é muito interessante, pois ajuda o leitor a descobrir lugares novos com as mais diversas programações e decidir a melhor maneira de ir.

*A interação entre editores e leitores é muito positiva e no link que coloquei acima é possível observar isso por meio da enquetes, espaço para opiniões e no “EU pelo mundo” onde o leitor pode relatar uma viagem inesquecível que fez e anexar fotos que servirão de auxilio para outros leitores interessados.
Na página principal, há o “PLANTÃO” que disponibiliza as matérias mais atualizadas em tempo real:


*O jornal digital conta, também, com recursos multimídias como fotos, vídeos, gráficos e outros.

*Existe, na página principal, uma lista de links das reportagens “+recomendadas”, “+lidas”, “+comentadas” e “+enviadas”.

*A página de horóscopo, sempre tão presente nos jornais impressos, também, possui seu espaço no ambiente online na página principal a margem direita.

*A “MUNDI” oferece um programa para OGLOBO para que quem acesse o site oficial do jornal possa pesquisar preços de viagens (passagens aéreas, hotéis e pousadas).

*Situa-se na margem direita da página propagandas de promoções e produtos que possibilitam – por meio de links – o encontro do site onde essas mercadorias se encontram para serem compradas.


JORNAL DO BRASIL:

É o primeiro jornal 100% digital do Brasil.

Serviços prestados e outras informações:

*Na página principal, há o “PLANTÃO” que disponibiliza as matérias mais atualizadas em tempo real.

*Na página inicial do site os assuntos são divididos por: capa, país, economia, internacional, ciência, esporte, cultura, galerias e tecnologia.

*Existe um link que remete a blogs fieis do JB.

*É possível fazer a assinatura do JB DIGITAL pelo site mesmo.

FOLHA:

*É um jornal digital muito completo que abrange diversos públicos e assuntos.

*Existe um link que remete a blogs interessantes.

*Existe links que remetem à radio folha e a TV folha.

*O jornal digital conta, também, com recursos multimídias como fotos, vídeos, áudio, gráficos e outros.

*A galeria de fotos é muito organizada e também muito rica, com diversos álbuns de várias situações como Trofeu da Raça Negra 2010 (http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1477-trofeu-raca-negra-2010), turismo (http://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1466-cruzeiros-gigantes), entre outras.

*É possível fazer a assinatura do jornal pelo site mesmo.

*Na página inicial do site FOLHA.COM os assuntos são divididos por: mundo, mercado, comida, poder, equilíbrio e saúde, celebridades, colunas, entre outras. Pessoalmente, achei os assuntos explorados muito satisfatórios, diferentes e interessantes.

*FOLHA.COM possui serviços sobre horóscopo, investimentos, indicadores, tempo, entre outros.

*Na página principal, há o “EM CIMA DA HORA” que disponibiliza as matérias mais atualizadas em tempo real.
 -------------------------------------------------------------------

Como o profissional da informação pode utilizar esses jornais digitais em um serviço de referência?

Os jornais digitais podem servir e auxiliar de várias maneiras e os mais diferentes públicos. Pensei em alguns exemplos:

Exemplo 1: Um estudante entra na biblioteca de sua escola apavorado com a situação atual do Enem, logo a bibliotecária remete o aluno ao site  folha.com e assim ele é informado sobre a “quantas anda” esse assunto.

Esse link leva a algumas informações sobre o enem.


Exemplo 2: Um investidor gostaria de saber como anda o mercado de ações e negócios e a melhor maneira de investir. O bibliotecário o remete ao site folha.com onde o interessado tem acesso a matérias sobre o assunto.


Exemplo 3: Um usuário gostaria de saber mais informação sobre lugares do mundo para onde gostaria de viajar. O bibliotecário pode dar para o usuário o site de algum desses jornais digitais e assim o usuário pode ler mais sobre lugares, ver depoimentos de pessoas que viajaram para lá e ver fotos interessantes.



Sites utilizados:
http://oglobo.globo.com/

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=capa_online

http://www.jb.com.br/ 

http://www.folha.uol.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário