Segundo Roland Barthes “A fotografia transforma o tempo em espaço e o espaço em tempo”. Logo se percebe que a fotografia é um meio de expressão que eterniza momentos, sentimentos e até mesmo sensações. É por meio das fotografias que guardamos parte daquilo que aconteceu a muito tempo atrás, ocasiões que os olhos mais antigos presenciaram e desejam passar para gerações futuras – as quais, infelizmente, não tiveram a chance de vivenciar. A fotografia ocupa um espaço indispensável na área da informação, pois é por meio da imagem que se faz possível a idéia de um "isto será assim" e um "isto foi assim", em uma única e mesma representação.
É importante lembrar que a fotografia não funciona sozinha, ela sempre está inserida em contextos que normalmente são representados através dos meios de informação, como no caso do fotojornalismo – fotografia de imprensa – em que a foto é um documento que transmite alguma informação. Logo a reportagem ou notícia é amparada pela imagem e se beneficia da mesma. Esse tipo de fotografia documentária pode ser observado em diferentes gêneros como:
-Social: são aquelas que representam fatos políticos, econômicos, de negócios, gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédias.
-de esporte: são aquelas que representam informações sobre esporte e a quantidade de informações é o mais importante e o que influi na sua publicação.
-Culturais: tem como função chamar a atenção para a notícia antes de ela ser lida. Ex:
-Policiais: volta-se para a exploração do sensacionalismo. Ex:
Esse meio de expressão, também, pode ser utilizado em:
-Revistas: para mostrar um lugar, um cenário, uma paisagem e ilustrar o cotidiano de determinada pessoa.
-Sites
-Palestras
-Anúncios: Levando em consideração que o desejo se materializa na imagem, essa é utilizada em anúncios com finalidade ilustrativa, pois causa um impacto social e político em uma sociedade que valoriza a obtenção e o consumismo.
Enfim, é fácil perceber que a fotografia é uma ferramenta de apoio positivo na comunicação/disseminação de informação e no marketing de empresas.
Quando estamos em busca de uma informação buscamos por fontes verdadeiras, conceituadas e fiéis. A fotografia - diferente de outras formas de construção de informação – transmite uma idéia realista e verdadeira por natureza. Então, essa associação entre a fotografia e a realidade é um fator relevante quanto a credibilidade da informação, dependendo de qual impressão a foto nos provoca olharemos de formas diferentes para um mesmo tipo de informação escrita. Um exemplo claro disso tem possibilidade de ser observado no dia a dia: Logo que abrimos o jornal, nosso olhar provavelmente se voltará para aquelas imagens maiores, mais coloridas, mais interessantes ou mais chocantes; isso é normal, é um fator psicológico.
Por serem tão expressivas, é possível concluir que essas imagens têm papel importante e essencial na disseminação de informação. Logo, nós bibliotecários precisamos estar cientes das inovações tecnológicas na área da fotografia, pois essas são ferramentas de pesquisa muito utilizada em bibliotecas, museus, arquivos, empresas, escolas entre outros lugares.
CARDOSO, S. A Importância da Fotografia. Disponível em: <http://sidneycardoso.wordpress.com/2010/02/06/a-importancia-da-fotografia/>. Acesso em: 21/09/2010
Fotografia. Set. 2010. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia>. Acesso em: 21/09/2010
SOUZA, A. C. C. A fotografia como informação. Disponível em: <http://www.ufscar.br/~cinemais/artfoto.html>. Acesso em:21/09/2010
Ficou muito bom o post.
ResponderExcluirGostei de quando apontaste a importância do contexto para se compreender as informações que a imagens passam.