Olá, pessoal!
No post de hoje irei comentar um pouco sobre a importância de se avaliar – positiva ou negativamente - a informação em blogs.
Como foi dito no post anterior, a internet possibilitou um grande avanço na informação. Os blogs são exemplos dessa possibilidade maravilhosa, pois promove relações e trocas de informação e conhecimento profissional. Porém é muito complicado para qualquer pessoa leiga no assunto saber avaliar critica e corretamente a oficialidade e legitimidade desse mundo informativo tão vasto e novo.
Pessoalmente, eu não sei muito sobre esses critérios, mas penso que se deve observar um site novo como se observasse uma pessoa que acabou de conhecer. É importante fazer perguntas sobre os motivos pelos quais as pessoas – ou instituições , se for o caso – publicam certa informação na internet, se informar quem publica e edita aquela informação, sempre com um “pé atrás”, “confiar desconfiando”.
Como é praticamente impossível conciliar a liberdade de expressão na internet e uma seleção prévia cabe aos profissionais da informação – como no caso de muitos bibliotecários – ajudar na hora de organizar, separar e filtrar as informações que constituem essas páginas na web.
A fim de realizar esse teste criterioso de fidedignidade e qualidade, foram estabelecidos técnicas, indicadores e métodos, os quais irei relacionar aqui:
-Profundidade: até que ponto o assunto (tema) é aprofundado.
-Precisão
-Atualização
-Originalidade
-Qualidade da escrita
3.ACESSO E FACILIDADE DE UTILIZAÇÃO:
-Organização (leitura clara e simples, lista dos últimos comentários, ...)
-Estabilidade ( Mudança frequente de URL, existência de ligação para o novo endereço,..)
-Ligações
-Acessibilidade
5.PÚBLICO E OBJETIVOS: É importante que os objetivos do blog estejam claramente especificados e ser possível avaliar se esses objetivos são cumpridos. É aconselhável, também, ter exatidão sobre qual o tipo de publico utilizador do blog e se a interatividade é boa entre esse e o autor/editor.
6.DIVULGAÇÃO E EXISTÊNCIA DE CUSTO
Outros fatores que ajudam bastante nessa filtragem de informações tão facilmente disseminadas na internet e denunciam a "deficiência" da página são: uso de frames - permite que diferentes arquivos HTML componham a mesma página; tecnologia inadequada devido à facilidade de aquisição; páginas muito longas; excesso de animações; URLs complexas; páginas soltas; falta de apoio para navegação; links sem padronização de cores; informação desatualizada e páginas que demoram muito tempo para efetuar o carregamento.
REFERÊNCIAS:
ALVIM, L., A Avaliação da Qualidade de Blogues. Vila Nova de Famalicão, 2008.
TOMAÉL, M. I. et al., AVALIAÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO NA
INTERNET: critérios de qualidade.
CONTI, F. et al., HTML e Frames. http://www.ufpa.br/dicas/htm/htm-fra.htm, Maio. 2008. Data de acesso: 29/08/2010
Gostei muito das dicas para uma melhor seleção de blogs e sites que os usuários de internet devem olhar ou realizar pesquisas.Critérios que melhoram a qualidade dos textos postados de todo e qualquer tipo de blog.E também, são tópicos para muitos que pretendem ler algo em um blog.Quem segue essas regras obtem melhor amplitude da informação lida e melhora a credibilidade de quem escreve no blog.
ResponderExcluirParabéns pelos teus posts.Todos são ricos em informação e mostra de forma clara o assunto em questão.
Ass: Guilherme L.