O que são redes sociais?
Redes sociais são um meio de se conectar a outras pessoas na internet. Os sites de redes sociais geralmente funcionam tendo como base os perfis de usuário - uma coleção de fatos sobre o que um usuário gosta, não gosta, seus interesses, hobbies, escolaridade, profissão ou qualquer outra coisa que ele queira compartilhar. Geralmente, esses sites oferecem vários níveis de controle de privacidade.
As Redes Sociais podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo:
* redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter)
* redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter)
* redes profissionais (linkedin)
* redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades)
* redes políticas
O que são Comunidades virtuais?
Comunidades virtuais são comunidades que estabelecem relações em um espaço virtual, através de meios de comunicação à distância. Nestas comunidades há a reunião de um grupo de indivíduos com interesses comuns, que trocam experiências e informações no ambiente virtual.
Ou seja, as comunidades virtuais e as redes sociais são praticamente a mesma coisa. Nesses meios de comunicação circulam as mais diferentes informações. Algumas delas são de importância mínima, já outras podem vir a auxiliar o profissional da informação no desempenhar de seu trabalho. Mas como?
Primeiramente essas redes sociais podem servir como um rudimentar “arquivo online” onde o seu dono faz uma conta e se transforma em um usuário.
Depois desse beneficio inicial não é fácil citar outros como o fato das comunidades virtuais possibilitarem um ambiente de aprendizagem e socialização entre seus membros, pois os mesmos podem colaborar e cooperar com informações que o outro membro não estava ciente.
O principal benefício que essa conecção estabelece é a interação entre as pessoas, é estar no Brasil e poder se comunicar e interagir virtualmente com pessoas de todos os cantos do mundo e tudo ao alcance de uma tecla. Os profissional da informação pode usufruir dessas redes sociais como estratégia de marketing ou sistema de referência online para atender melhor e mais rapidamente seus usuários.
Então é fácil concluir que as redes sociais e as comunidades virtuais ajudam na disseminação da informação – formal ou informalmente – e é por meio dessa troca de experiências que o conhecimento aumenta e se torna mais abrangente para que assim outras pessoas também possam usufruir daquele material.
RERERÊNCIAS
AMARAL, Viviane. Redes: uma nova forma de atuar.
ARCE, Maria Vanessa Sánchez; PÉREZ, Tomás Saorín. Las comunidades virtuales y los portales como escenarios de gestión documental y difusión de información. Anales de Documentación, n. 4, 2001, p. 215-227.
O que são redes sociais? Disponível em: <http://h30458.www3.hp.com/br/ptb/smb/941786.html > Acesso em: 29 nov. 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário