O conjunto imagens&sons e a comunicação andam juntas no âmbito de trazer informações há muito tempo. A cada dia mais e mais pessoas usufruem da televisão e da comunicação por meio de imagens e sons para interagir com o mundo.
Já se foi o tempo que as crianças aprendiam tudo que era necessário sem ter que sair de casa. Logo, professores e aqueles que aplicam os métodos de educação nas escolas, com as tecnologias cada vez mais modernas, estão sentindo a necessidade crescente de seguir essas novas tendências. Os vídeos usados como recurso didático e auxilio na aprendizagem recebe grande aceitação das pessoas envolvidas, principalmente dos alunos que se sentem satisfeitos em aprender sem rotina, monotonia e insatisfação. O vídeo, hoje em dia, é uma tecnologia relativamente barata, de fácil acesso e de ampla utilização, sendo assim acessível até mesmo em escolas de poucos recursos.
COMO O VÍDEO PODE SER USADO:
Pode servir para introduzir um novo assunto, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas, facilitar o desejo de pesquisa nos alunos e do conteúdo didático. Ele pode ser um grande diferencial no processo de informação, e se usado de forma coerente, poderá ser aproveitado todo o seu potencial educativo.
”Queremos tratar da TV como criação, como produção cultural que nos oferece uma série de possibilidades de expressão audiovisual, de comunicação de sentimentos, idéias, indagações, informações”.(FISCHER, 2001, p.17).
É realidade concordar que nos tornamos dependentes e aliados das possibilidades e atributos positivos que os vídeos nos proporcionam, porém é importante levar em consideração alguns fatores:
* Apresentar aos alunos a possibilidade de ir a sala de vídeo agregar assim mais conhecimento e cultura significa também que será necessário possibilitar o professor preparação e didática para explorar esse novo campo de trabalho e pesquisa. É uma mudança de paradigma.
* Os educadores precisam buscar referenciais, discutir práticas, propor reflexões e estudar meios. Espaços de interação voltados aos educadores são caminhos importantes nessa busca reflexiva.
* O cinema adota um conjunto de linguagens próprias e para que essas linguagens sejam compreendidas não é possível apenas apreciar imagens e sons e substituir a palavras do professor por eles. É necessário propor a leitura reflexiva desses meios, em um contexto com sua manifestação cultural. É preciso provocar os alunos para que esses aprendam a discutir sobre o que percebem na tela e assim abandonarem o papel passivo da recepção da imagem e do som.
* O cinema adota um conjunto de linguagens próprias e para que essas linguagens sejam compreendidas não é possível apenas apreciar imagens e sons e substituir a palavras do professor por eles. É necessário propor a leitura reflexiva desses meios, em um contexto com sua manifestação cultural. É preciso provocar os alunos para que esses aprendam a discutir sobre o que percebem na tela e assim abandonarem o papel passivo da recepção da imagem e do som.
Mesmo os vídeos desempenhando um papel tão positivo dentro de sala de aula, algumas vezes são usados de modo inadequado. Ai vai alguns exemplos:
Vídeo-tapa buraco: colocar vídeo quando há um problema inesperado,
como ausência do professor. Isso desvaloriza o uso do vídeo e o associa
-na cabeça do aluno- a não ter aula.
Vídeo-enrolação: exibir um vídeo sem muita ligação com a matéria.
Vídeo-deslumbramento: O professor que acaba de descobrir o uso do
vídeo costuma empolgar-se e passa vídeo em todas as aulas, esquecendo
outras dinâmicas mais pertinentes.
Vídeo-perfeição: Existem professores que questionam todos os vídeos
possíveis porque possuem defeitos de informação ou estéticos. Os vídeos
que apresentam conceitos problemáticos podem ser usados para descobrilos,
junto com os alunos, e questioná-los.
Só vídeo: não é satisfatório didaticamente exibir o vídeo sem discuti-lo,
sem integrá-lo com o assunto de aula.
Enfim, o vídeo didático - se usado corretamente - só vem somar melhorias, pois por meio dele podem-se conhecer outras línguas, outras culturas, outros povos, sendo um meio de aprender de uma maneira mais diferente e prazerosa.
É preciso educar para se viver na “sociedade da informação”
REFERÊNCIAS:
TOLEDO, A. A importância do vídeo da educação. Disponível em: < http://normalsuperiorfic.blogspot.com/2006/11/importncia-dos-vdeos-na-educao.html>. Acesso em: 04/10/2010.
MORAN, J. M. O vídeo na sala de aula. In: Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, 27 a 35, jan./abr. de 1995
SANTOS, P. R.; KLOSS, S. A criança e a mídia: a importância do uso do vídeo em escolas de Joaçaba – SC. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/resumos/R20-0957-1.pdf>. Acesso em: 04/10/2010.
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