terça-feira, 19 de outubro de 2010

REPOSITÓRIO DE VÍDEOS


 

Como comentei em post anterior os vídeos vem sendo usados largamente como recursos educativos e pedagógicos por escolas e seus professores. Os repositórios de vídeos auxiliam os profissionais nessa hora de escolha de um vídeo educativo adequado para certo público e/ou faixa etária. Nesse post focarei no conceito e na utilidade dos repositórios de vídeos.

Repositórios de vídeos: O que são?

*Segundo a professora Helen Beatriz Frota Rozados, repositórios de vídeos são “sistemas de captura, tratamento, organização e recuperação de informação multimídia – vídeos”.
* São sistemas criados especificamente para armazenar, capturar, editar e organizar vídeos. Estes sistemas permitem aos usuários acesso a um tipo de mídia diferenciado que constitui uma excelente fonte de pesquisa. Os sistemas podem ser específicos ou generalistas, assim agrupando os vídeos de acordo com seus objetivos. Há diversas empresas que oferecem estes serviços – e são febre na internet – sendo os mais conhecidos o Youtube, Google vídeos, Vimeo, CvTv e Academy Earth.



É um site que permite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital (Adobe Flash).
*O site surgiu em virtude do inconveniente que era compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram muito grandes, o que dificultava seu envio por e-mail.
*Foi fundado em 2005 por PayPal um famoso site da Internet ligado a gerenciamento de transferência de fundos.
*É o mais popular site do tipo (com mais de 50% do mercado) devido à possibilidade de hospedar quaisquer vídeos (exceto materiais protegidos por copyright, apesar deste material ser encontrado em abundância no sistema).
*Estima-se que diariamente cerca de vinte mil novos vídeos são carregados e trinta milhões são assistidos no Youtube.
*Hospeda uma grande variedade de filmes e materiais caseiros.
*O material encontrado no YouTube pode ser disponibilizado em blogs e sites pessoais através de mecanismos (APIs) desenvolvidos pelo site.
* Foi eleito pela revista norte-americana Time em 2006 a melhor invenção do ano por, entre outros motivos, "criar uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista"
* Até hoje o site não deu lucro para seus proprietários.

 

Youtube EDU:
É um novo sub-site  do YouTube criado provavelmente por volta de março de 2009. Mais especificadamente é um portal de vídeo que conta com a colaboração de colégios e universidade de conteúdo contribuído por escolas de todo o mundo. Agrega milhares de palestras gratuitas em mais de uma centena de universidades de todo o país, incluindo o MIT, Yale, Harvard, Stanford e outras. Auxilia muito aqueles que procuram algum tipo de informação acadêmica gratuita.
Desde o lançamento, o YouTube tem crescido para incluir conteúdo de 300 faculdades e universidades, abrangendo 10 países e sete línguas. A coleção cresceu para 65 mil vídeos, incluindo 350 cursos completos. E com a adição de legendas, auto, o site pode traduzir automaticamente qualquer palestra em Inglês para outros idiomas.


REFERÊNCIAS:

LIFEHACKERS. Youtube EDU Brings Free Education to the Masses, 2009. Disponível em: <http://lifehacker.com/5185679/youtube-edu-brings-free-education-to-the-masses> Acesso em: 18 out. 2010.


LEMOS, L. Repositórios de vídeos. Disponível em: http://paraforadopapel.blogspot.com/2010/10/repositorios-de-videos.html Acesso em: 18 out. 2010.


KINCAID, J. YouTube EDU Finishes Its Freshman Year With 300 University Partners In Tow. Disponível em:< http://techcrunch.com/2010/03/25/youtube-edu-stats/> Acesso em: 18 out. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário