segunda-feira, 16 de agosto de 2010

BLOG, FLOG, VLOG E TWITTER


A evolução na comunicação chegou no seu clímax com o surgimento da rede mundial de computadores. A Internet quebrou barreiras, interligou o mundo e “aproximou” distâncias físicas e geográficas. Em um curto espaço de tempo as redes sociais na internet tomaram conta da vida de milhares de empresas e pessoas. A globalização “tomou frente”.
Essas facilidades que a internet proporciona como meio de comunicação podem ser usadas com diferentes finalidades: divertimento pessoal, fazer negócios, ligar amigos entre outras. Esses são alguns dos objetivos que os blogs, vlogs, twitter, flogs  e facebook almejam. Comentaremos, então, nesse post sobre essas novas ferramentas utilizadas pela sociedade moderna e sobre os critérios necessários na hora de avaliar a melhor maneira de usá-las.

Os BLOGS são uma saída perfeita para aqueles que gostam de se expressar, escrever bastante e discutir determinado assunto. São sites que permitem a atualização rápida por meio dos post – artigos desenvolvidos de acordo com a temática do blog.Vou dar como exemplo o blog pessoal e profissional da cantora Ivete Sangalo:

No início, os blogs eram como simples diários online , agora já são vistos como meio de transmissão de informação e fonte de entretenimento, servindo até de ferramenta para publicação de reportagens e notícias, facilitando assim a vida de muitos jornalistas e empresas. A linguagem, naturalmente, utilizada nos artigos rendem um estreitamento de laços entre o escritor e o público fazendo assim a informação chegar de uma maneira muito eficaz e prática.
Para deixar o post mais interessante os blogueiros – os que editam o site - normalmente, costumam incrementar com fotos, músicas, vídeos, links que remetem a outros blogs e até mídias relacionadas. 
EXEMPLO:
* foto:

* Links:

A organização é feita cronologicamente e o interessante é que ela não precisa ser feita por uma só pessoa e sim por um grupo que compartilha o mesmo interesse. Por meio de comentários, os leitores podem se comunicar com os editores e assim elogiarem o texto e dar dicas, o que é muito construtivo e interessante.
Existe uma diferença que vale ser citada entre uma página pessoal e um blog: aquela não é atualizada freqüentemente e pode manter um caráter estático se assim desejar; já esse perde o seu verdadeiro sentido, pois o objetivo primordial de um blog é servir de meio de comunicação atualizada.

Um FLOG e um VLOG são sites com metas bem semelhantes as do blog, pois são espaços virtuais que servem de meio de comunicação e expressão. Os flogs e vlogs permitem a postagem na internet – respectivamente - de fotos e vídeos com rapidez e facilidade
EXEMPLOS:
* flog:

* vlog:
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=214213

As postagens podem estar ligadas a situações pessoais - como uma mãe que tira foto de sua família, de amigos que querem repassar as fotos da noite passada e de pessoas simples que gostam de aflorar o seu amadorismo fotográfico postando fotos maravilhosas de lugares e coisas – ou ligadas a negócios – um pintor que retrata suas obras, um cozinheiro que exibe seus pratos ou uma loja que deseja aumentar a suas vendas mostrando a nova coleção.
Nesses espaços você pode até escrever legendas para as fotos e vídeos, porém bem menores do que um artigo colocado em um blog, afinal a verdadeira expressão esta no material audiovisual. O interessante é que não existe a necessidade de se fazer um download do arquivo, pois os vídeos aparecem direto na página do vlog. A maioria dos vlogs é gratuita e alguns deles são: Metacafe, Myspace, Videolog.tv, Yahoo! Video,YouTube.
Esses sites possuem ferramentas de classificação de informações técnicas sobre eles mesmos que ficam disponíveis na internet por servidores exclusivos ou usuários. Também é possível deixar comentários e opiniões sobre o assunto tratado em cada post, mantendo aquela interação entre usuários e editores.

A mais nova ferramenta existente é o TWITTER, já se tornou uma febre mundial e está se tornando cada vez mais popular entre os internautas. Considerado por muitos como o “SMS da internet”, é uma rede social e uma plataforma global para o compartilhamento de informações, imagens e vídeo. Possibilita ao usuário a postagem de uma frase – de até 140 caracteres – em tempo real que será vista instantaneamente por todos aqueles que desejarem “segui-lo”. 
EXEMPLO:
A mensagem pode conter um pensamento, uma novidade e servir como meio de auto promoção para empresas e lojas. Seguir alguém no twitter significa entrar na página de alguém e clicar em follow. Pronto! Você poderá receber todos os "tweets” – mensagens – daqueles que você assinar para receber. A atualização do site não gera custo algum e pode ser feito de várias maneiras: por meio do site do Twitter, RSS, SMS, MSN, e-mail ou programa especializado para gerenciamento.
No inicio, era usado somente para permitir que seus amigos ficassem sabendo o que você está fazendo naquele exato momento. Porém, foi se popularizando cada vez mais e agora é uma ferramenta muito usada para discussão de temas atuais, transmissão de idéias e até cobertura ao vivo de eventos.
O twitter é um meio de comunicação rápida perfeito, porém já sofreu algumas criticas vindas de jornalistas e publicitários, pois afinal não se pode dizer muita coisa em 140 caracteres, o que prejudica muito o desenvolvimento da informação e compromete a qualidade de uma boa notícia que agrega detalhes e estabelece posições.
Como citado anteriormente, muitas empresas vêem aderindo ao servidor twitter para divulgar e fortalecer a suas marcas, medir a sua aceitação no mercado, descobrir as novas tendências e interesses dos consumidores e assim também evitar crises. Esses objetivos são perseguidos de várias formas, mas principalmente pelas atualizações freqüentes que normalmente remetem a um outro site que agrega outras informações mais esclarecedoras sobre o assunto ou a promoção. Muitas empresas que antes mantinham aquela famosa “caixinha de críticas e sugestões” agora possibilitam que o cliente também expresse essas informações via twitter - aproximando assim o consumidor e o fabricante.
Vou salientar aqui uma função do twitter que eu julgo muito interessante: O retweet. Ela replica qualquer mensagem de um usuário para lista de seus seguidores, dando o crédito a seu autor original. Antes da criação do “retwittear” as pessoas tinham que fazer esse processo manualmente – colocando um RT ao lado do @nick de quem escreveu -, mas após a sua criação esse botão faz o envio automático.
Enfim, essas ferramentas tão modernas trazem benefícios realmente significativos para aqueles que dela usufruem, porém é necessário que se faça uma avaliação crítica na hora de pensar no que se vai postar, afinal, não é porque a internet é um “ambiente aberto” que se pode escrever qualquer informação. Tudo que for escrito nesses âmbitos virtuais estão sobre a total responsabilidade do cadastrado. Os textos, imagens e vídeos podem passar uma imagem positiva, mas podem também fazer o contrário e, além disso, gerarem confusões até mesmo judiciárias. Aqui vão alguns cuidados que podem ser levados em consideração:
*Na hora de repassar uma informação é preciso verificar quem escreveu e se fonte é confiável, pois nem tudo que aparece na rede da internet é 100% verdade e aquela informação mentirosa que você passar vai ficar atrelada a sua imagem para sempre.

*Algumas postagens, até mesmo em espaços pessoais e não profissionais, como falar mal de colegas, empresas e chefe podem prejudicar a sua carreira, por isso é melhor não arriscar e não escrever ofensas desse tipo na rede, afinal ela está ao alcance de quase todos.

*Se você ocupa uma posição importante e vista como destaque, dobre o cuidado! Declarações feitas por você, mesmo que em uma página pessoal, podem ser entendidas mal e serem transformadas em alvo de críticas por aqueles que lerem.

      * Uma dica que da super certo é você publicar somente aquilo que realmente queira que os outros saibam sobre você. Não podem ser frases ofensivas e nem incoerentes e fuja o máximo possível de metáforas, normalmente elas são mal interpretadas.

2 comentários:

  1. Achei o post exelente.
    Bem explicativo. De forma coerente resumiu muito bem o que é cada um dos itens tratado.
    Ficou ótimo Mari!

    ResponderExcluir
  2. O Twitter de fato é um microblog pessoal.Claro, há exceções como empresas que possuem esse espaço no Twitter para realizar uma forma de publicidade, o que é totalmente lícito.Mas assim como esse site permite que tenha uma aproximação entre consumidor/fabricante,fãs/ídolos e até mesmo eleitorado/candidato, também acredito que exista um exageiro.Pois creio que deveríamos expressar sem receios aquilo que pensamos no Twitter.Se trata de um espaço pessoal, onde todos são livres para escrever qualquer coisa, sem riscos de repressão.

    Gostei muito do seu texto.

    ResponderExcluir